II Congresso PQN de Comunicação enaltece o empreendedorismo - Parte II

dezembro 10, 2008



Nos dias 05 e 06 de dezembro, realizou-se em Belo Horizonte o II Congresso PQN de Comunicação, no qual o Café com Notícias, participou como palestrante sobre blogs e redes sociais. Se você não viu a primeira parte dessa saga, clique aqui.





Este ano, graças ao Congresso - e ao Robson Abreu, da Revista PQN, pude me tornar também palestrante de blogs e redes sociais. Nunca pensei que isso aconteceria um pouco mais de um ano de me formar na faculdade. E aconteceu. Foi uma experiência única e maravilhosa da qual quero repetir. 



O Congresso


No mesmo dia que Letícia chegou à BH, fiz a palestra sobre blog e redes sociais; e ela fez a dela. Éramos os últimos palestrantes do dia, ao lado do Rodrigo Saturnino, do site O Binóculo, que está fazendo o mestrado dele em Portugal e participou via Skype

Como Letícia chegou pela manhã ficamos o dia inteiro no Congresso assistindo as outras palestras e conversando com outros comunicólogos. 

Deu para fazer um bom network e conhecer profissionais de várias partes do Brasil. Aproveitamos a oportunidade para distribuir vários marcadores de livro dos blogs para os participantes e fazer a nossa divulgação off line.

O auditório do Congresso era lindo. Ainda tinha um delicioso Coffe Break nos intervalos de cada palestra. Todos os participantes do Congresso ganharam um kit promocional, contendo pasta, caneta, material gráfico de várias empresas e um exemplar da Revista PQN.

Além disso, o jornal Hoje em Dia estava distribuindo jornais gratuitamente - uma forma para mostrar para os participantes de outros Estados como é um dos jornais impresso mineiro de maior presença no mercado. Já Editora Paulus montou um quiosque vendendo livros voltados à comunicação.


Puxão de orelha




Tudo bem que o Congresso foi numa data difícil para muitos estudantes de comunicação, pois se tratava de um período de provas e trabalhos finais em muitas faculdades. Fora o preço que foi um tanto salgado para a realidade de um universitário (e estagiário) que ganha pouco.

Mas, perder uma oportunidade como essa, no qual foi possível conhecer tantos profissionais bacanas e ver o que há de novo no mercado de comunicação, foi uma grande mancada. 

Não é porque eu estava no Congresso, longe disso! É porque o evento realmente foi muito útil, principalmente por mostrar para os comunicadores que não é só em grandes empresas que se é possível fazer comunicação. Quem não foi, perdeu. Caso você seja de BH, principalmente da área de comunicação, deu um grande vacilo.

E o pior: não teve nem desculpa para não ir, pois aqui no Café com Notícias estávamos vendendo ingressos por R$ 70, sendo que o preço inicial era de R$ 120. Inclusive criou-se uma promoção para dar um ingresso "na faixa". Em último caso, quem não tinha dinheiro na hora teve outras várias opções de pagamento - bastava conversar com a Organização. 

Depois vem gente reclamando que está desempregado ou não está no mercado...são eventos assim que se é possível fazer bons contatos e descobrir novas opções de trabalho ligadas principalmente ao empreendedorismo. 

Então refaço o convite: ano que vem quando houver eventos de comunicação, principalmente os senhores universitários, façam questão de ir e prestigiar. Afinal, aprender a aprender é fundamental nos dias de hoje. 


A palestra


Ao contrário de São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais ainda não descobriu o poder dos blogs. Quando falo Minas, é porque principalmente alguns profissionais daqui ainda torcem o nariz ao falar em blog. 

Bom, se houve algo de útil na palestra foi a possibilidade de mostrar para as empresas de comunicação mineiras, principalmente as agências, que já existe um forte mercado (econômico) monitorando as redes sociais, principalmente a blogosfera. 

Pelo interesse das pessoas ao quererem conversar conosco no final da palestra, percebemos que conseguimos quebrar o preconceito de que blog é apenas um diário virtual na internet - até pode ser, mas não é só isso. Blog é mídia e um produto de comunicação profissional, basta o editor (blogueiro) querer. 




No próximo post, final dessa série, irei comentar um pouco mais sobre o Congresso e sobre o encontro de outros mais três blogueiros que se tornaram amigos via internet e parceiros profissionais. Ficou curioso? Então, aguarde e acompanhe o Café com Notícias.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

26 comentários

  1. Cumpade, nossos leitores vao ficar mais que informados, como se tivessem estado in loco, sobre o Congresso. Dá uma saudade,né? Dias inesquecíveis!
    Ficou lindo o post, vc tá todo bonitao, hein? hehehe
    Vou usar essa foto do Saturnino tb! rs
    Beijoconas!

    ResponderExcluir
  2. Wander, quando eu ainda estava na faculdade, participei de alguns congressos, mas desisti deles porque em geral eram meras desculpas para as pessoas se esbaldarem em farras e festas. No final, ganhavam um diploma fajuto. Para enfiar o pé na jaca não precisava ir para congressos.

    Creio que o seu tenha sido diferente. Eu, por exemplo, não posso dizer que fiz amizades duradouras nos que fui. =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal :D

    O blogue Café com Notícias então se destaca até mesmo fora da blogosfera. Parabéns viu!

    ResponderExcluir
  4. É possível sim conhecer grandes amigos na internet. Vendo você falar bem assim do Congresso, me deu muita vontade de já estar formado e participar deles. Quem sabe a gente não se encontra por aí?
    Sua dica para os estudantes de comunicação (meu caso) foi acatada e no próximo período (esse já terminou), farei o possível para ir a todos os congressos, pelo menos, que a faculdade oferecer!

    ResponderExcluir
  5. Wander,
    Ainda bem que você passou lá no O QUE É ISSO? e ensinou o caminho do Café com Notícia.
    Fiquei curiosa pelo próximo post sobre o Congresso =)
    Eninha

    ResponderExcluir
  6. Olha que legal, você ali e tal!!
    Eu não entendo muito sobre o assunto, mas posso dizer que você me fez conhecer a palavra comunicólogo que eu nem sabia que existia.

    Blog completo, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. A sensação realmente é de estamos no congresso. Parabéns pela maneira clara de escrever ao mesmo tempo sem deixar passar detalhes, que 'adoçam o café'!

    Abração, Wander!

    ResponderExcluir
  8. opa q xique?
    parabens!!!
    qtos aos seus conselhos vou tentar segui-los :)

    ResponderExcluir
  9. Oi querido.

    Vc tá mtoo metidinho com este Congresso, hein? hahaha. Tô brincando. Parabéns pelo sucesso e fico feliz ao ver blogs como o seu. Informativos e com o português correto!! peloamordedeus, quantas bobagens e erros esdrúxulos ando vendo por aí. Também sou jornalista, e confesso que isso me tira do sério. Qualquer um escreve qualquer bobagem e pior: ainda divulga! haha.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  10. Olá! (novamente! hihihi...)

    Sabe, sem querer ser puxa-saco, mas o seu blog realmente é um exemplo.
    Acredito que o sucesso do trabalho do blogueiro consiste em ser dedicado à linha que escolheu, seja o blog é de humor, política cinema... enfim, basta escrever com dedicação, e eu vejo estas virtudes aqui, no Café com Notícias.

    Meus parabéns!

    Kiso
    =*


    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. e quem disse que Blog nao traz fama e alguns privilégios ? ó o cara, palestrante no congressonao é brinquedo nao.

    adorei o blog, boa sorte !

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo sucesso ai cara.
    Bom saber que vc se destaca além do blog.
    Eu pretendo ser conhecido tbm um dia por um programa de humor com o título do meu blog
    hehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  13. Uau, adorei adorei o seu blog
    tem muitas noticias excelentes
    é muito dificil encontrar blogs como esse hoje em dia

    bom, eu nunca fui num Congresso
    então parabéns
    ^^



    http://animebrazil-ab.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. o cafe ta ficando grandao. acho otimo o trabalho e mesmo que eu costume de agir de maneira inversa acho digno de aplauso teu trabalho. como voce disse - levo tudo a serio. eu leva tambem e mais um pouco. tava estiloso como palestrante...so nao me vira o lair ribeiro...abraços

    ResponderExcluir
  15. Fala ae, blz?
    Estou retribuindo a sua visita!
    Parabéns!
    Muito bom o seu blog!
    Boa sorte!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com remorso de não ter ido ao Congresso depois de tudo o que vc escreveu. Vesti a carapulsa...hehehe...realmente, só pelo o que vc contou valeu a pena cada centavo gasto, né. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Salve, salve Wander Veroni,

    Adorei o post, para ser ainda mais sincero, o slideshow, recurso que incorpora muito bem áudio e imagem, de forma a condensar esses elementos e apresentações simples e agradáveis.

    Quanto ao Congresso, foi uma pena mesmo. Sei que perdi ótimas palestras, mas fazer o quê? O dever da futura profissão me chamava.

    Ah! Para finalizar, ficaram bonitos os marcadores. Torço para que eles dêem o retorno esperado.

    Abraços.
    __________________________________
    http://www.semfronteiras.co.cc

    ResponderExcluir
  18. O meu professor estava me falando que tem empresa que monitora foruns em redes sociais para descobrir e minimizar algum tipo de propaganda negativa. Por exemplo eu divulgo em meu blog que a OI é uma porcaria e que o sinal é péssimo. Daí o funcionário dessa empresa vai notificar essa informação e irá tentar minimizar, participando desse forum a favor da empresa.
    E essa prática é bastante difundida entre blogs.

    ResponderExcluir
  19. wander, tem presente pra vc no rebloggando. bj. re.

    ResponderExcluir
  20. Wander, creio que o Congresso cumpriu sua missão de bem informar quem presenciou o evento.
    E espero que tenha retorno para o Café sobre a divulgação feita. Ficaram muito bons os marcadores, e quero saber mais sim sobre as palestras.
    Valeu, e sucesso.
    All3X

    ResponderExcluir
  21. Oi Wander!
    você ficou bem na foto... rsrs
    Parabéns pelo trabalho...na última postagem eu disse que vou à BH conhecer os locais que você indicou...já combinei com o Luiz (meu marido)aquele que gosta de dizer que o Moema em Debate é dele...que quando formos à BH iremos à redação do cáfe com notícias, pra te conhecer pessoalmente...assim, quando você aparecer no Jornal Nacional podemos dizer...- Olha o Wander!
    kkkkkkkk
    Parabéns, você merece!

    ResponderExcluir
  22. Nem me lembro quantos anos tem o lugar onde moro =\

    ResponderExcluir
  23. O Congresso deve ter sido ótimo!
    ALém de conhecer pessoas do meio da comunicação, poder ver sua amiga e ainda divulgar o blog.
    Não é para muitos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. BLog é a invenção mais democrática que pode existir, principalmente a nós que amamos comunicação. Vai vingar da forma que desejamos, é apenas uma questão de tempo.

    ResponderExcluir