Café com Notícias lança promoção cultural e distribui selos aos blogueiros

novembro 03, 2008



O Café com Notícias tem conquistado o carinho e respeito de muitos leitores, ao longo dos seu primeiro ano de vida, completado em agosto deste ano. Pensando numa forma de homenagear quem se tornou leitor assíduo do blog, damos início hoje a uma super promoção cultural para enaltecer quem realmente comenta e participa do Café. Desde setembro, graças a um aplicativo criado pelo blog Usuário Compulsivo - do qual leio sempre, conseguimos detectar quem é o nosso Top Comentarista. Por mais que seja uma conta numérica, o Leitor Top é aquele que se tornou frequentador do Café com Notícias, com comentários inteligentes, argumentativos, e que consegue passar veracidade por meio da sua opinião e até cultivar uma amizade.

O comentário é o cartão de visita do blogueiro. É o momento em que o autor tem o fedback e, ao mesmo tempo, consegue perceber pela a opinião do outro um convite subliminar para conhecer o trabalho do colega e, quem sabe estabelecer um novo vínculo, seja profissional ou de amizade - ou até mesmo dos dois. Recentemente, escrevi um artigo sobre a importância do comentário no Blogueiro Repórter, para acessá-lo clique aqui. Pois bem, a promoção do Café com Notícias consiste em homenagear o Top Comentarista de cada mês com um banner, na parte superior lateral esquerda do blog, com o tópico Vale a pena visitar.

No mês passado, a jornalista e blogueira Letícia Castro, do blog Babel Ponto Com, foi a nossa homenageada aqui com esse tópico, por dois motivos: além dela ter sido a Top Comentarista do mês de outubro, a Letícia teve a audiência do seu blog reduzida devido à entrega total ao projeto Blogueiro Repórter, do site diHiTT, no qual ela atuava como coordenadora e editora de conteúdo. Por motivos pessoais e por falta de um acordo remuneratório entre ela e o site de rede social, infelizmente ela optou por sair do projeto. Como forma de apoiar e ajudar uma amiga blogueira, que tanto tem ajudado o Café com Notícias, resolvi criar esse tópico para ajudar o Babel a retomar a visibilidade que tinha. Não sei se ela teve um retorno interessante de visita, mas pelo menos acho que ajudei indicando aos leitores um blog parceiro que possui qualidade - e do qual frequento.


Vi que isso deu certo, pois muitos blogueiros me pediram troca de banner ou de link. Antigamente, acreditava que isso era uma forma interessante de ganhar visibilidade, mas percebi que a troca pela troca, sem você ser leitor do blog "supostamente" parceiro, não transmitia veracidade e poderia estar recomendadndo algo de que nunca frequentei ou fui uma ou duas vezes. Por isso resolvi mudar a política de troca de links e recomendar a apenas blogs que admiro, leio e visito. Não se trata de egocentrismo, nem nada disso. Sei que a audiência do Café com Notícias é pequena diante de outros blogueiros mais famosos ou experiêntes, e também estou ciente que um maior nº de links aumenta o posicionamento do blog nos buscadores. Mas um blog é mais que um varejão de links, é um espaço de opinião, de troca de idéias e merece ser tratado como um veículo de comunicação alternativo na web, independente do nicho ou proposta editorial. Leia o COMUNICADO que escrevi na coluna ao lado. Desde o mês de setembro, homenageio os leitores TOP COMENTARISTAS, veja aqui. Esse mês resolvi fazer algo diferente e compartilhar essa iniciativa com todos. A partir de novembro vamos abrir a todos os blogueiros a participação do Concurso Cultural Top Comentarista.


A regra é simples: basta vir até aqui no Café com Notícias e comentar em qualquer post, de preferência o mais recente, pelo menos uma vez. Serão avaliados três itens: qualidade dos comentários, número de comentários dado pelo aplicativo e conteúdo do blog (não serão permitidos a participação de blogs com conteúdo pornográfico, ilegal, plagiado ou que incita o ódio ou a violência). Além disso, será anulada a participação de quem visivelmente não lê, com comentários automáticos, do tipo: legal seu blog, visite o meu http://(...). A idéia aqui é homenagear quem vem sempre visitar o Café com Notícias e, quem sabe ter a possibilidade de conhecer um trabalho interessante ou estabelecer um laço de amizade. Lembrando que a participação é voluntária, quem não se sentir à vontade tem todo direito de não participar.


Para começar a promoção, o ganhador do Top Comentarista do mês de outubro foi o blogueiro Erich Pontoldio, do Blog 30 e poucos anos. Além de ganhar o Selo exclusivo de Top Comentarista (ver selo no início do post), criado em forma de homenagear o vencedor, no qual ele não pode repassar para nenhum outro blogueiro, o blog dele terá até o último dia útil desse mês, o banner aqui no Café com Notícias, na seção "Vale a pena visitar". Caso o Top Comentarista não seja blogueiro, ele ganhará uma entrevista ou guest post publicada aqui no blog, sobre um assunto previamente combinado. Outro detalhe é que o ganhador não poderá ocupar o mesmo prêmio por duas vezes consecutivas, para assim haver rotatividade de ganhadores.


A intenção dessa promoção, que está em caráter experiemental, não é fazer simplesmente uma gincana por comentários de qualidade, nem por audiência. Mas sim homenagear os leitores frequentes do Café com Notícias. A promoção esta oficialmente lançada! Caso haja alguma complicação ou sugestão, o concurso cultural sofrerá alterações que serão publicadas no blog durante o mês vigente. Boa sorte a todos!


Ainda tem mais homenagens


No mês de outubro, o Café com Notícias foi premiado com vários selos blogsfera à fora. Isso me deixa muito feliz, pois é uma prova de que o trabalho é bem quisto e cultivou leitores. Todos os selos ganhos estão no tópico rotativo, na coluna da esquerda, Café e Selos. O mais bacana é que o selo Oscar de 2008, foi dado por várias vezes e por blogueiros de quem admiro muito o trabalho. Fiz uma pesquisa rápida e muitos blogs que leio e admiro já ganharam não só esse selo, mas outros em comum. Então peço licença, para quebrar a corrente e dar um selo novo, a todos aqueles blogueiros que possuem um trabalho de alto nível e de qualidade. Este selo pode e deve ser passado para frente, ok! Ah, lembrando que o ganhador do selo deve colocar o nome e o link do Café com Notícias no post que dará o selo ao outro posível blogueiro premiado. Sintam-se à vontade nas suas indicações. Bom café a todos!



Os blogueiros indicados são:

- Blog Morango com Leite Condensado



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

----------------------------


O Café com Notícias concorre a dois prêmios na web e pede o seu voto. Obrigado pela participação.


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

41 comentários

  1. Poxa vida Wander ... estou muito muito muito feliz com o reconhecimento dado.....
    Venho aqui pois as matérias são de excelente qualidade e sempre com assuntos que geram interesse e conhecimento.
    É uma grande honra receber o selo de top comentárista de um blog que é sucesso absoluto.
    Novamente agradeço e pode contar com a presença do blog 30 e poucos anos nos comentários.

    Grade abraço.

    ResponderExcluir
  2. opa
    hehe
    retribuindo comentário no fla - net

    e aproveitando pra perguntar se aceita parceria
    caso aceite add nosso link ou banner , em seguida nos avise que imediatamente sera feito o mesmo.
    http://fla-net.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É engraçado que em um ambiente condicionado a interação cada vez maior, os leitores cada vez se escondem também. E quando não se escondem, abrem mão do debate em prol de visitação. São importantes iniciativas como a tua, espero que ela surta efeito.

    ResponderExcluir
  4. Que chique!!! Adorei o selinho, compadre e achei super original vc ter mudado a corrente do selo e feito um novo, parabéns!
    O Babel vai ficar todo orgulhoso de postar esse selinho com sabor especial, viu?
    Um beijão e adorei, meu amigão!

    ResponderExcluir
  5. Ótima sua idéia. E parabéns por 1 ano de blog! Muitos blogs não duram nem 1 mês.

    E todos os blogs que você indicou para o selo são ótimos :)

    ResponderExcluir
  6. Wander, sinceramente uma iniciativa muito positiva da sua parte, pois muitas vezes ficamos frustrados por ir ver o comentário e estar lá escrito belo texto, texto legal, vc fica deprimido, e pensa será que não soube me expressar direito, no que foi que errei, mas estou notando que talvez seja o hábito, que se dane o contador o que vale é a qualidade, quantidade vc pode ter mas valor...

    http://messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Pô cara valeu mesmo pela indicação. Fico fêliz pelo reconhecimento, isso me da mais motivação para escrever cada vez mais. Pena que meu PC esteja zuado, pois se não estaria atualizando o meu blog todos os dias...

    Abraços, e parabéns pela criação do rojeto!!!

    ResponderExcluir
  8. E ai Wander..fiquei meio recioso de comentar aqui, visto que poderia parecer apenas para participar do "concurso". Mas já q to aqui...e vc sabe q leio, sempre q posso, enfim...
    Prefiro ver isso não como premiação, como vc usou, mas homenagem, proponho troca de denominação...Muito valida, po rq antes de visitas, antes de numeros e qualuqer outra coisa,inclusive comentarios, o blogueiro nada mais quer do q alguem, nem q seja uma pessoa de tantas, que dsicuta o assunto proposto, que em seu comentario diga o que acha do assunto, e nao do blog ou do blogueiro...Aprendemos uma coisa, nesse ano, algo em comum wander...é bom ganhar selos e etc...particularmente ganhei alguns, mas nunca os pego, por q acho q a corrente ocasiona isso mesmo q vc falou, apenas uma visita esporadica, nao quero isso pro meu blog, quero leitores, assim como vc ou qualquer um que tenha conteudo autoral, não é mesmo?então de nada adianta troca de banners,selos, ou premiações, se vc não tem leitores e uma discução sensata....
    portanto antes de mais nada...seu selo não é premiação,,,ninguem precisa disso pra comentar inteligentemente, é preciso vontade de ler, isso sim, mas vejo como homenagem como eu disse...homenagem a quem consegue um tempo pra trocar uma ideia....
    vo parar por aqui..mas nos falamos no rokut...abraços...

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Vim agradecer a visita e aproveito para parabenizá-lo pela idéia dos comentários. Para nós, blogueiros, não há nada mais frustrante do que, após queimar os neurônios escrevendo um post, receber um "legal seu blog" como resposta.
    E parabéns pelo selo. é sempre bom ser reconhecido pelo trabalho. E, no seu caso, bom trabalho!

    Bjs,
    Chris
    http://series-etc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Boa sorte com o concurso, espero que os ganhadores representem de algum forma a diversidade e qualidade dos blogs brasileiros, nadapior que uma grande mobilização por um ou dois links, não importa deonde venha nem para onde vá. Mas acho que não é o caso...

    ResponderExcluir
  11. Ah, que legal esse seu reconhecimento com quem comenta. Gostei bastante!
    A propósito, ja falei que sempre que entrou em seu blog me dá vontade de beber uma boa xícara de café? hehee

    beijos :*

    http://cogumelosverdes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Wander, achei muito criativa essa sua ideia ...

    Aquela d q quem posta ñ é blogueiro e ganhará uma entrevista, ótima idéia.

    Acho lindo seu trabalho.

    Ótima semana a ti !

    ResponderExcluir
  13. Wander
    Excelente idéia de premiar o melhor comentador.

    ResponderExcluir
  14. O dono de melhores comentários parte agora para prestigiar aqueles qu fazem o mesmo. Muito boa a iniciativa. Quero fazer coro por aqui para parabenizá-lo.
    Ah, não preciso dizer o quanto fico agradecido pelo selo, não tenho como agradecer.
    Valeu e até mais
    Sucessos
    All3X

    ResponderExcluir
  15. Oi Wander, obrigada pelo selo!
    adoro seu blog, sempre com postagens interessantes.
    amanhã estarei colocando o selo no meu blog.
    tchau!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, quantos homenageados, hein? que coisa. mas... cade o Arroto aí?

    kkkkkkkkkkkkkk

    Valeu, cara! Agradecendo (enfim) a visita ao Blog do Arroto. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  17. Menino, que chique!!! Eu só queria escrever o que me desse na telha e aí fui considerada uma dos blogueiros que possuem um trabalho de alto nível e de qualidade. Ohhh!!!Rsrsrsrssss
    Mto bom isso, fiquei super feliz!!! Obg, Wander!!! Agradeço de coração...
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. eeeeeba ... o banner ficou show de bola .... adorei!!!!

    ResponderExcluir
  19. Grande iniciativa Wander,
    parabéns. com certeza os resultados serão expressivos.
    um abraço,

    ResponderExcluir
  20. GOSTEI MUITO DA INICIATIVA...
    PARABENS!!
    bELO BLOG
    E VLW PELA DICA...

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o seu blog.. notícias completas representadas de uma maneira dferente... não sei ao certo como nem pq... mas prende a atenção...

    parabéns!

    só uma coisa... pode até ser irrelevante...

    mas dê uma olhada em um trecho do post do dia 31 de outubro...

    [...]"Formamos para ser especialista em pesquisa, cruzamento de dados e em produção textual"[...]

    ficou meio confuso, acho que deveria ser escrito da segunte forma:

    [...]"Somos formados para ser especialista em pesquisa, cruzamento de dados e em produção textual"[...]

    bom, espero que eu esteja errado...

    t+

    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  22. parabéns pelo empreendimento que está dando certo

    ResponderExcluir
  23. É a primeira vez que visito seu blog. Realmente ele é muito informativo. E achei muito importante este incentivo a visitação em forma de prêmio. Tenho um mês só de blog e pretendo voltar aqui mais vezes. Parabéns!

    Aguardo sua visita:
    http://www.rascunhosdeandreavaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Pudim!

    Agradeço o comentário e espero tê-lo aqui mais vezes. Este seu comentário é referente ao post abaixo, mas vamos lá: nem eu ou você estamos errado. Os dois estão certo.

    Entretanto, se você for lá no texto e reparar bem, essa construção textual que optei por usar evitaria o uso do "somos" duas vezes no mesmo parágrafo, pois deixa o texto mais atraente evitar repetição.

    Há autores que gostam da locução verbal, ou seja dois verbos juntos: "Somos formados". Creio que a nossa língua, que é tão bonita, pede o uso do verbo sozinho, sem uma complementação - o que em alguns casos parece redundância.


    Abraço

    ResponderExcluir
  25. QUANTOS SELOS, PRÊMIOS, PROMOÇÕES....INICIATIVA BEM MANEIRA A SUA DE HOMENAGEAR SEUS VISITANTES.TINHA PASSADO AQUI UMA OU DUAS VEZES,MAS VISITAREI COM MAIS FREQUÊNCIA O BLOG.ALÉM DA QUALIDADE DOS POSTS,AINDA PODEREI GANHAR MEU BANNER UM DIA, QUEM SABE!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Uiia, mais eu to me sentindo, viu?!!
    Primeiro ganhei o selinho de comentarista TOP, agora esse do saborzinho especiiial!! Uuiia.. que poder... hahahahahahaha

    Wander, muito obrigada pelo carinho, viu?!! Eu amo vir aqui tomar meu café cheio de informações, sei que estou meio sumida, mas sempre leio por aq!!

    Obrigaaada!!!

    Beijooos

    ResponderExcluir
  27. bem legal o blog e a primeira vez que venho aquiii
    muitoo legal voltarei mais vezes





    http://sorockeiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Realmente, muito profi o blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. poxa mt legal a sua idéia e realmente, o comentario é o cartão de visita de um blog para o outro.
    Achei sensacional!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  30. achei legal ^^
    eh bom homenagiar as pessoas. tambem fiz isso no meu blog, mas o meu nao eh tao popular como o seu entao fiz com os q eu gosto =P

    flw
    -Jr

    ResponderExcluir
  31. Achei ótima a sua idéia .. vou entrar na disputa hem??? rsrsrs

    Bjs ..

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde Wander!

    É a primeira vez que visito seu blog e de cara encontrei coisas muito interessantes aqui.

    Primeiramente parabéns pelo um ano e alguns meses de vida do seu blog. É muito bom ver blogueiros que resistiram ao tempo e não deixaram suas idéias morrerem na praia.

    Achei muito bacana a sua iniciativa de premiar o leitor, afinal, sem ele qual seria a razão de se fazer um blog, não é mesmo?

    Vou passar a visitá-lo mais vezes a partir de agora e espero um dia ser digna da mesma premiação, vai ser sinal de que meus comentários não são chucros, hihihi... brincadeirinha.

    No mais te desejo muito sucesso e inspiração. Bjoks!

    PS.: Está convidado a visitar a minha página assim que tiver um tempinho.

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela iniciativa, é sempre bom valorizar os leitores, principalmente aqueles que podem realmente ser chamados de "parceiros".

    abs

    www.euforiamelancolica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Olá Wander!

    Primeiro quero agradecer pelo seu selo, e dizer que amanhã eu já coloco no meu blog, que literalmente está no "piloto automático", já que este mês inteiro tenho provas.

    E quanto ao seu blog, desculpe o trocadilho, mas dispensa comentários!! É sem dúvidas um dos melhores que conheço.

    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  35. Mto bom o apoio entre blogueiros. Eu tenho navegado mais recentemente por blogs e tive surpresas maravilhosas. Mtas porcarias tb, ne? Qualquer um hoje em dia pode escrever um blog, e nao há menor critério, revisão nem nada. Nem ao menos copy-desk, o que nos faz deparar com erros de Portugues dos mais absurdos. Enfim.. mas de uma forma ou de outra, mesmo esses que escrevem errado ou besteiras,ao menos têm a iniciativa de escrever, e consequentemente de ler. O que já tá valendo. Boa iniciativa a sua. parabéns. bjuu

    ResponderExcluir
  36. Wander,

    Quase um ano de amizade de internet e já dá para saber do que um gosto ou não, né..
    É. Não gosto de selos. Sempre me soaram como uma ação entre amigos que, muitas vezes, se dá em detrimento da qualidade. Ganho o selo da miguxa porque ela me curte, me axa d+, sabe tipo, amigão...

    não.. obrigado.

    Mas não é o caso desse. Gostei da idéia, li a lista e concordo com todos os citados...

    Muito bom.
    Bem aceito por mim.

    Abs

    ResponderExcluir
  37. Oi Wander...
    Recebi esse selo de Rosangela e Ana Nicolau e fiquei bem feliz.
    Gosto muito do Café com Noticias e mesmo não sendo comentarista assidua, sempre passo aqui para saber as novidades
    Abços

    ResponderExcluir
  38. Só agora me dei conta de que não havia passado por aqui! Muito obrigado, Wander, pela menção ao Repercutiu. Mais uma vez, estamos juntos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  39. UHURUUUUULLLL....essa promoção vai ser um sucesso. Já tÔ dentro!!!

    :D

    Abcs

    ResponderExcluir
  40. Wander,

    desculpa meu ato relapso de não divulgar o selo!!! Não foi por não gostar do mimo, foi por pura correria.

    Mas coloquei no fim do post que tá no ar viu?!

    beijocas!!!

    ResponderExcluir