Café Folia 2013 – Volta do Teste de Fidelidade sacode a transmissão do Carnaval na TV

fevereiro 10, 2013




Entra ano e sai ano, o Carnaval na TV aberta é a mesma coisa. Se não são os desfiles das escolas de samba no eixo Rio-São Paulo, o público fica com a euforia dos trios elétricos do Carnaval de Salvador e nas demais capitais nordestinas. No entanto, desde que foi criada, a RedeTV! chama a atenção do telespectador por justamente mostrar os bastidores da folia, de uma maneira nada convencional, diga-se de passagem.

Em meio a erros, micos e uma passarela de gostosas que ganham visibilidade de uma hora para outra, a emissora de Almicare Dalevo e Marcelo Carvalho parece que resolveu dar uma de Silvio Santos e apostar na volta de um clássico que a consagrou logo nos primeiros anos de vida: a volta do Teste de Fidelidade, criado pelo humorista e apresentador João Kléber, que passou oito anos em Portugal fazendo este mesmo quadro e, agora, retorna de vez ao Brasil.

Por mais tosco que seja, este ano a RedeTV! está mais segura nos bastidores do Carnaval: o mico deu lugar a apelação de mostrar as gostosas cada vez mais a vontade. A sua maneira característica, a emissora tem conseguido mesclar entrevistas gravadas com o conteúdo ao vivo. Houve ano que o negócio foi bem mais constrangedor. Este ano senti certo amadurecimento, apesar da vulgaridade de desfilar gostosas sem nada a dizer continua sendo a tônica da cobertura dos bastidores.

A novidade deste ano ficou mesmo com o retorno do Teste de Fidelidade, ao vivo, em pleno Carnaval paulista. Como comunicador, João Kléber é mestre na arte de prender o telespectador na frente do televisor. Por um momento, cheguei a acreditar na veracidade do tal teste. Mas a coisa é tão tosca que a impressão que tenho que a intensão é ser desse jeito mesmo: um grande jogo de 7 erros, onde o telespectador é convidado a rir do ridículo de ver um casal se desfazer a partir de um teste de fidelidade. Tem até um quê de voyerismo. Abaixo, assista a volta do Teste de Fidelidade em pleno Carnaval:

No Twitter, os internautas foram desvendando os erros do quadro um a um e, ao mesmo tempo, morrendo de rir com o circo eletrônico proposto por João Kléber. O primeiro erro foi o mais gritante: o teste foi gravado às 19h da noite, segundo o apresentador. Mas antes, ele fez questão de mostrar um e-mail enviado por uma telespectadora que queria testar a fidelidade do marido. Detalhe: o e-mail tinha sido enviado às 21h [do mesmo dia] e estava impresso na mão do apresentador que fazia questão de mostrar a prova [de veracidade] para a câmera.

É João Kléber voltando no mesmo estilo despudorado. A gente sabe que ele é assim e continua assistindo, numa espécie de transe. A todo momento, João fala para mulher não assistir que o negócio tinha ficado feio que ela iria se surpreender. O marido, um despachante que faz bico como segurança, tinha sido contratado para fazer a segurança de uma filha de um empresário que iria desfilar no Carnaval paulista.

O marido não contou à esposa que ele iria fazer a segurança de uma outra mulher. No palco, a esposa ficou fula. E com razão. O marido cheio de malícia ficou todo entusiasmado quando viu a gostosona dando mole. E ela ainda tinha uma amiga tão maliciosa quanto. O teste não foi mostrado até o final. Mas no estúdio a esposa já queria comer o marido vivo.

Em um tablet, João disse que ia achar a localização exata do marido no Carnaval, pois a esposa havia instalado um GPS no celular dele. A esposa agride o marido e o João Kléber. As gostosas saem correndo. No final, algo criativo por parte do rei das pegadinhas de fidelidade: o marido tinha descoberto que a esposa havia pedido o Teste de Fidelidade e resolveu fazer uma pegadinha com ela, fingindo que tinha caído no teste. A esposa foi surpreendida e o quadro terminou com um beijo romântico do casal e um buquê de flores.

No Twitter, os telespectadores descobriram a verdadeira identidade do tal marido que, na verdade, é ator. Enquanto João Kléber marcava o seu retorno à TV aberta brasileira trolando o público com mais uma encenação, a audiência da RedeTV! crescia como a muito tempo não se via. A brincadeira toda rendeu a vice-liderança, com uma média de 3 pontos e pico de 5 pontos, ficando atrás apenas da Rede Globo que exibia o Carnaval paulista. Mesmo propondo um grande circo, João Kléber mostra que ainda entende o que o público quer ver. Enquanto o teste esteve no ar, a exibição do circuito de trio elétricos baianos comeu poeira. Até a Record, com o programa Legendários, ficou na frente.

O mais engraçado de tudo isso é que o custo da RedeTV! em armar mais um Teste de Fidelidade (piloto de carnaval) e a cobertura dos bastidores tem um gasto pequeno, se compararmos com o investimento de logística e de transmissão que as suas concorrentes diretas – Band e SBT, precisam fazer para colocar o Carnaval no ar. É apelativo, trash e uma volta ao fundo do baú da TV aberta, onde nada se cria, tudo se copia e recicla.

O faturamento comercial da transmissão do Carnaval nordestino feito por SBT e Band pode até fechar a conta das emissoras e ser lucrativo, mas há algo no modelo de transmissão que afasta o telespectador. Talvez seja a hora certa de rever o formato de cobertura deste Carnaval e torna-lo mais atraente. Só o show ao vivo em cima do trio elétrico não é capaz de segurar a audiência. E isso vale também para a transmissão chata do Carnaval paulista e carioca. O telespectador quer ser surpreendido. E a surpresa da noite de ontem tinha cheiro de mofo, nome e sobrenome. O Teste de Fidelidade está de volta mais vivo do que nunca.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Francisco Bertoletta10 de fev. de 2013, 15:28:00

    Não tenho a menor paciência com esse João Kléber, mas tenho que admitir que ele consegue fazer a gente ficar preso para ver o que vai acontecer no Teste de Fidelidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti de madrugada este Teste de Fidelidade enquanto estava voltando da balada. Era a coisa mais interessante que estava passando na TV naquele horário. Quando era adolescente, todo mundo comentava desse teste de fidelidade na minha escola...rolava muita baixaria.

    ResponderExcluir
  3. Não teria coragem nunca de fazer o meu marido participar de um Teste de Fidelidade. Isso é da mole pro azar...rs. Sou muito ciumenta....kkkkk.

    ResponderExcluir