Café Folia 2010 – Diogo Nogueira e o Samba na Gamboa

fevereiro 16, 2010


"Num dia de tristeza me faltou o velho. E falta lhe confesso que ainda hoje faz. E me abracei na bola e pensei ser um dia: um craque da pelota ao me tornar rapaz. Um dia chutei mal e machuquei o dedo. E sem ter mais o velho pra tirar o medo foi mais uma vontade que ficou pra trás." Trecho da música 'Espelho', de João Nogueira.



Ele é um típico garoto do Rio. Torcedor apaixonado do Flamengo e filho do saudoso João Nogueira, sambista da Portela. Estamos falando de cantor @diogo_nogueira – nascido no dia 26 de abril de 1981, que herdou a voz aveludada e grave do pai, e já é considerado pela crítica especializada uma das revelações da nova geração do samba. Em 2008, Diogo foi indicado como Artista Revelação do Grammy Latino, nos Estados Unidos.

Podemos dizer sem falsa modéstia, que o samba quase perdeu Diogo Nogueira para o futebol, pois durante muitos anos o cantor se dedicou ao esporte de forma profissional. Por causa de uma lesão no joelho, Diogo teve que parar com a carreira de atleta. E, por freqüentar as rodas de samba carioca, redescobriu a música em sua vida e não largou mais.

E por falar em samba, Diogo cresceu em volta de grande artistas como Beth Carvalho, Agepê, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, entre outros, que sempre freqüentavam as rodas de samba na casa da família de João Nogueira. Outra curiosidade é que nos últimos quatro anos, Diogo Nogueira é compositor do samba-enredo da escola de samba carioca Portela.


Veja também:

Site oficial do Diogo Nogueira
Samba na veia, herança do pai

Diogo Nogueira – O príncipe do samba

Site do Programa Samba na Gamboa



Neste Carnaval, o Café com Notícias faz o convite para que você conheça a beleza do samba de raiz, por meio da voz de Diogo Nogueira. No ano passado, conheci mais o trabalho de Diogo quando ele comandou o programa Samba na Gamboa, com de 26 episódios, exibido na TV Brasil/Rede Minas.

A atração, além de cantar o melhor do samba ao vivo, traz entrevistas e depoimentos de sambistas que ajudaram a construir a história musical da cultura brasileira. O programa possui uma produção caprichada e foi gravado dentro de um bar - o que faz o telespectador entrar no clima do samba de mesa com bastante naturalidade e simplicidade. Veja abaixo um trecho do Samba na Gamboa:



Excelente Carnaval para você e muito samba no pé!



  • Assista a entrevista abaixo com Diogo Nogueira feita pelo blog Canal Direto, do site do Domingão do Fautão, da TV Globo:




  • Confira abaixo algumas fotos de Diogo Nogueira:



Fotos: Divulgação, O Globo e Revista Quem.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Hoje em dia é raro encontrar cantores de samba da nova geração que realmente sabem cantar. Dispenso essas modinhas como "Inimigos da HP". Esse Diogo Nogueira é uma das excessões do novo cenário do samba no Brasil. Ele canta muito bem e tem um futuro brilhante pela frente! =)

    http://cerebro-musical.blogspot.com
    Procuro parceiros

    ResponderExcluir
  2. Mas que interessante essa reportagem!Completa e muito bem feita. Parabéns.
    Obrigada por me proporcionar uma leitura assim e pude conhecer um artista!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Diogo tem realmente um timbre aconchegante!
    meus parabens pela reportagem!

    ResponderExcluir
  4. Este é o tipo de samba que tenho prazer de ouvir. Acho acolhedor. A voz dele é boa, ele é talentoso, e os olhos... nossa... um complemento a parte.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi o som dele, mas sei quem é. Vou com a cara dele, mas como Samba não é minha praia, dificilmente meu ouvido se cruzar´com a voz dele.
    Pelo pessoal que ele anda, parece ter respeito, o que leva-me a crer que o trabalho dele é reverenciado no nincho no qual se encaixa.
    A música do pai dele, Espelho, é ótima.
    "E fiquei de mal com Deus por levar meu pai"

    abç
    Pobresponja

    ResponderExcluir
  6. Wander, até gosto do trabalho do Diogo Nogueira (e muito mais do falescido pai dele. Mas confesso que não simpatizo com o cantor.

    Nós cariocas , principalmente, da imprensa já notamos que o sucesso lhe subiu à cabeça. Uma pena...

    Ele é novo, tomara que tenha tempo para rever seus conceitos.

    Abração, Leo Pinheiro

    ResponderExcluir
  7. A voz é realmente aveludada mas infelizmente não é o tipo de música que eu aprecio.

    ResponderExcluir
  8. Além de lindo a voz do cara arrebenta....

    ResponderExcluir
  9. Eu vi ele no faustão nesse último domingo, e realmente ele canta super bem! Não sabia da história dele, foi bom saber.
    abs

    ResponderExcluir