Fim do Dicas Blogger e crimes na internet

janeiro 10, 2010



A blogosfera está apreensiva. Ou melhor, a blogosfera que produz conteúdo original, principalmente. Estamos indignados! No domingo (10/01) a médica psiquiatra @JulianaDB, autora do Dicas Blogger, resolveu por fim há um dos metablogs de maior sucesso da internet. O motivo: plágio, stalkers, salsas, invejosos e gente da pior qualidade que acredita que o crime realmente pode compensar. Clique aqui para ler o post de despedida do DB.

O crime não compensa! Aliás, essa frase do jargão popular parece está esquecida e mostra a nossa passividade em relação aos crimes. E, por causa disso, temos aberto uma brecha para que pessoas sem escrúpulos usem as mais variadas plataformas ou armadilhas sociais para levar vantagem. Isso me causa nojo! Tudo que fizemos de errado tem um preço alto a ser pago. Pode demorar, pode ser no momento, mas uma hora ele vai ser cobrado: não tem jeito!


Veja também:

Será o fim do Dicas Blogger?

Boris fala sobre o Plagiador do Dicas Blogger
Estamos de LUTO - Dicas Blogger: The game is over???

Orfãos do Dicas Blogger



Neste post do Café com Notícias peço licença para sair do tom informativo para escrever de forma livre, porque estou revoltado. Não só pelo fato da Juliana Sardinha ter desistido de tocar o blog dela, mas sim por ver verdadeiros criminosos aproveitarem da falta de legislação específica para internet para poder plagiar e usurpar uma idéia de uma outra pessoa com a cara mais lavada do mundo - e ainda se autopromover como se fosse um motivo de orgulho.

Tenha dó! Copiar um texto de uma outra pessoa, sem autorização e ainda por cima lucrar com isso é imoral – para não dizer criminoso. Entendo o lado da Dra. Sardinha. Creio que, pelo desenrolar dos vários casos que aconteceram ao longo dos dois anos de existência do Dicas Blogger, provavelmente, faria a mesma coisa. E ainda acionaria a Justiça como ela está fazendo. Faço questão de acompanhar esse caso e ver esses bandidos na 'fogueira'! Clique aqui para ler o guest-post especial que amigo e jornalista @ruleandson fez sobre o caso para o Café com Notícias.

Sinceramente, estou cansado de ver algumas injustiças e ficar calado. Nós, blogueiros, já somos um classe que é vista com ‘ares’ de amadorismo, justamente por ter pessoas que pensam de forma tão mesquinha. Será que é tão difícil entender que plágio é crime? O que adianta ter um blog de conteúdo copiado na internet se não tiver relevância, nem leitores. É preciso colocar na cabeça que nem sempre números, audiência, seguidores, e o escambal, não significa que o seu blog tenha, necessariamente, relevância e credibilidade.

Credibilidade. Nesses meus dois anos trabalhando de forma ativa como produtor de conteúdo para internet vejo o quanto como essa palavra está esquecida para alguns blogueiros. Do que adianta saber todas as técnicas de SEO, ter um layout estiloso, mas não ter o principal: conteúdo original, muito menos relevância. Os buscadores podem até jogar um número interessante de visitas nas suas mãos, mas transformá-los em leitores já é outros quinhentos.

Quando você pesquisa um assunto na internert a primeira coisa é usar um buscador, seja ele o Google, Yahoo!, Bing, Alta Vista, e tantos outros por aí. O internauta mais inteligente, ao ver as sugestões de links, mesmo que não saiba o razoável sobre um assunto, entra no link que oferecer mais conteúdo e credibilidade na informação. Ele nunca fica saciado com apenas uma sugestão de link e compara as informações com as outras indicações até achar um mix de conteúdo.

Por isso é preciso saber que os buscadores oferecem indicações de link por palavra-chave, e não por assunto. Apurar se uma informação é verídica (ou não) é o primeiro passo para uma pesquisa bem feita na internet. Isso é o básico de uma ronda sobre um determinado assunto. Não dá para acreditar na 1ª coisa que se lê...é preciso ter mais ‘maldade’ para separar o joio do trigo.

Qual é a utilidade do meu blog para os leitores? Você já pensou nisso?

Assim, o link que oferecer essa credibilidade, provavelmente, vai ter transformado o clique em um leitor. E, quem sabe, no ‘fritar dos ovos’, até fidelizá-lo. Se você é blogueiro, ao ler esse post, pense o que quer com o seu blog? Seu blog tem credibilidade? Você produz conteúdo por ego, monetização ou para o seu leitor? Os números do seu blog refletem a relevância que ele tem para a blogosfera? Faça essa reflexão.

Neste domingo (10/01), por ficarmos calados e achar que o problema do plágio é sempre com o outro e nunca com a gente mesmo, vimos uma blogueira de sucesso ter que encerrar os trabalhos do seu blog por estar cansada de ‘lutar contra o vento’. Isso é revoltante!

Para encerrar, quero deixar bem claro que não quero fazer sensacionalismo com o fim do Dicas Blogger, muito menos com o assunto plágio. Por estar diretamente envolvido com o caso – e por ser blogueiro e jornalista, não me senti à vontade de criar uma matéria jornalística sobre o assunto. Por isso, optei por um artigo mais pessoal. Estou indignado ao extremo: o plágio é um problema de toda a blogosfera. Não devemos nos calar!!! Peço que, caso você tenha um blog, repercuta essa pauta.

No mais, agradeço o Dicas Blogger por ser uma referência na internet e por ter ajudado milhares de leitores – inclusive, eu mesmo no início da minha jornada na blogosfera. Se você é internauta ou blogueiro apóie autores que produzem conteúdo original. Diga não ao plágio e o denuncie. Não bata palmas para um bandido!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

14 comentários

  1. Nossa, me senti o tanto quanto a Juliana, também já tive post copiados mas existe caminhos legais na justiça para tomar uma decisão contra elementos do tipo.

    Pra que plagiar se podemos "CRIAR". Quem cria merece os créditos, quem cria merece o reconhecimento e quem cria merece o respeito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, um blog com um nome e reconhecimento terminar por causa de uns copiadores "meia-boca" é o fim da picada.. A blogosfera precisa de criação e o blog dele, mas parece um diretório...

    Penso que ela voltará, mas alguma atitude precisa ser tomada!

    Fica aqui meu apoio.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você e deixo aqui meu comentario a respeito do Dicas Blogger:

    Olá Juliana!

    Penso que não deves desistir assim tão fácil, apesar de achar um grande erro da pessoa que copiou seus arquivos, etc tal, acredito que ele só fez isso porque sua idéia é genial e ele não tem a capacidade divina de ser criativo então infelizmente ele copia e as repassa como se fossem idéias dele mesmo maquiadas.

    Não terão o seu sucesso, pois sabemos da máxima de que o Universo conspira a nosso favor, e que mais cedo ou mais tarde ele se dará conta que não valeu apena, pois existe um abismo imensurável entre o criar e o copiar.

    Sem o reconhecimento dos Direitos Autorais, pois tudo na vida tem um Lei maior chamada do Retorno que em resumo é: aquilo que eu plantar isso mesmo um dia mais cedo ou mais tarde eu irei colher.

    Fica com a gente sendo criativa independentemente das circunstância que num primeiro momento tentam nos tirar nossos maiores estímulo ou até mesmo quem sabe nossos sonhos.

    Mas o que devemos fazer do que pode estar acontecendo é de fazer uma alavanca como nos ensinou Galileu, e ainda também uma mola propulsora para nos impulsionar para mais acima do que esperávamos chegar e continuar avançando a frente, sem olhar para traz.

    Continue a frente como um rolo compressor passando por cima de tudo isso, e não dê importância para quem copia uma vez que deve ter se sentido pequeno e quem sabe caído na real do ato de tamanha pequenez que acabou fazendo.

    Um grande abraço.

    P.S: Penso que também fui muito extenso...

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto.

    É um problema que causa tristeza e "nojo" como vc disse,mas infelizmente, a internet permite essa invasão e o plágio muitas vezes anônimos.Quanto ao DB,também penso como o amigo que comentou acima.A Juliana deve insistir pois o maior bem que ela possui são suas ideias e mesmo que copiadas,perdem a essência da sua inteligência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Compadre, eu me uno a você na indignação, mas você já sabe o que penso dessa história toda. Enfim... Poderia ser relatado abuso ao Blogger, poderia ser enviado um dossiê ao Google Brasil e também poderiam ser tomadas medidas judiciais. Não acho que desistir é a solução, principalmente diante do histórico do Dicas Blogger. Mais en fin...

    De qualquer forma, a sua indignação precisa ser prestigiada, pois o assunto é grave realmente.

    Uma beijoca bem grande de bom início de semana pra vc! ;)

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que o dicas tenha acabado desta forma.
    Infelizmente no Brasil não existe fiscalização e muito menos regras claras para que sujeitos que simplesmente usam o ctrlC ctrlV sejam pegos.
    Advogados custam caro e a justiça que ja está lotada de processos é morosa e acaba desistimulando.

    ResponderExcluir
  7. Eu estava por fora desse acontecimento! É uma barbaridade..gente inútil e sangue-suga tem em qualquer lado!!
    Abs,
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Bem, venho na verdade fazer um desabafo, não estou na pele da Juliana, e nem sei na verdade qual o seu real sentimento dela, mas uma coisa eu digo:

    "seus leitores nunca, NUNCA, trocaram seu Blog por um outro blog qualquer, seja ele melhor ou pior do que o seu!"

    Copiadores existem em todas as área, todas, rsrs meu pai tem um comércio e recentemente uma pessoa abriu um mesmo comercio em frente, exatamente em frente em uma rua parada e sem movimento, eles existem, não tem jeito.

    Agora, me desculpe, mas não acho que parar o seu trabalho, pois não é todos os dias que vemos e temos o prazer de ler um blog com a contextualidade e qualidade que ela contruiu nestes anos. Ela chegou e entrou em barreiras que poucos da blogesfera conseguiram chegar.

    Sua reputaçao é e foi construida com base na sua qualidade, e não na de outros.

    Não sei se o pior é saber que seu conteudo esta sendo copiado, ou quem sabe (posso ser criticado, mas vou me arriscar falar), saber que quem esta te copiando, esta ganhando dinheiro, talvez ate, mais do que você. São muitos fatores que podem ou não estar interligados, mas uma coisa é fato:

    " Seu leitor fiel, nunca te abandonará!", é praticamente um hino corinthiano(deixo claro que não sou rs).

    É isso, acho que ela não deve interromper as suas atividades.

    Eu na wrg.com.br, trabalho e também me dedico a blogar de forma profissional e seu que não é nada facil, pior seria com plagiadores, mas, não deve parar.

    Grande Abraço e todos da Comunidade.

    ResponderExcluir
  9. Que lastimável, Wander!
    Estou em plena mudança de endereço que inclui cidade, então desde 5a feira minha vida online está completamente atrasada, posts, comentários, enfim, tudo parado. Fiquei muito surpreso com essa notícia muito triste que põe fim a um trabalho digno e consistente da Juliana. Não é possível que não tenha outra saída senão terminar com o Dicas Blogger. É um absurdo!
    Queria poder ajudar de alguma forma, mas as circunstâncias só me permitem parabenizar atitudes como a sua de fazer este desabafo que expressou a voz de muitos, eu entre eles.
    Espero que a Juliana encontre alguém com conhecimentos técnicos suficientes para reverter a situação e ao mesmo tempo busque motivação em seus muitos leitores que não deixarão de acompanhá-la em quaisquer projetos que criar.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Essa história de plágio é muito grave, até eu que escrevo algumas coisinhas já tive artigos copiados e publicados por sites sem nenhuma referência ao autor. Imagina o Dicas Blogger que sempre publica assuntos muito interessante.
    É uma pena que ela tenha desistido.
    Dou meu total apoio a este protesto.

    ResponderExcluir
  11. O kibador que volte para mundo mediocre e sem noção de onde saiu por nunca conseguirá copiar (ou kibar) umaa coisa que a Juliana tem de sobra: talento e amigos

    Abraço

    Geraldo

    ResponderExcluir
  12. Prezado,

    Parabéns pelo seu excepcional blog. Poucos blogs tem esta qualidade.

    Isto é o Brasil meu caro. Não sei porque as pessoas criticam políticos com dinheiro na meia, mas fazem igual ou pior em suas vidas.

    Resta-nos continuar sendo honestos e tentar mudar toda esta bagunça.

    Um Forte Abraço!

    Fabio Silva

    ResponderExcluir
  13. Legislação própria para Internet? Feita por quem?

    Não seria por gente como o Leonardo Prudente, né?

    O presidente da Câmara do DF... Aquele que colocou dinheiro na meia, reassumiu o posto e será o responsável pelo julgamento do seu aliado, o Governador Arruda.

    Com lesgisladores como este, quem precisa de criminosos!

    Avanço na área de proteção de direitos autorais só se for organizado pelo executivo e pela sociedade cívil. Isto mesmo, você mesmo...

    Hei, você aí que está lendo este comentário:

    Só volte aqui para ratificar a reclamação de plágio o dia que não comprar mais DVDs e camisas de futebol piratas, ok?

    ResponderExcluir
  14. Ola Wander, me sensibilizei com o caso desse crime que acabou por encerrar um blog que, apesar de nao conhece-lo tão bem, me pareceu de uma excelente credibilidade e conteúdo original.

    Infelizmente é assim que o mundo funciona: gente que inova e faz a sua parte, e os parasitas, que só sobrevivem as custas da criatividade dos outros.

    O que me revolta é que as autoridades não enxergam que há muito tempo blog deixou de significar apenas um diario digital de amadores e se tornou esse panorama de verdadeiros gênios e profissionais que vemos hoje. Enquanto nao enxergarem isso que regulamentarem leis anti-plagio, casos como o do DB continuam e continuarão acontecendo por ai.

    Quando puder, também irei publicar algo sobre o assunto no meu blog. Acho que o primeiro passo para tentar conter esse crime é a divulgação do dele para todos os cantos como forma de prevenção e conscientização.

    Parabéns pelo texto!

    Abçs!!

    ResponderExcluir