Café Rapidinhas – Apagão, incêndio institucional da Uniban, universitários e Twitter

novembro 10, 2009




As informações mudam a todo instante. A cada segundo um novo fato pode virar notícia. Desse modo, haja café para aguentar tudo isso, não é mesmo? E por falar na bebida que dá nome a este blog, foi preparado vários tipos para a sua escolha. Entre, leia e fique à vontade, ok. Vá na cozinha e sirva-se entre os mais variados tipos de cafés e algumas notícias. Qual é o seu café preferido? O quadro Café Rapidinhas está de volta, acompanhe!


* * *




Café Urgente: (atualizado às 10h30, do dia 11/11) Por volta das 22h desta  última terça-feira (10/11), um "apagão" tomou conta de 12 Estados brasileiros - incluindo o Paraguai, e trouxe uma verdadeira dor de cabeça para muita gente. O blackout (lê-se  blecaute) prejudicou o trânsito nas principais avenidas das grandes cidades, trouxe pânico nas ruas, paralisou trens e metrô. 

Por obra "divina", o meu bairro foi um dos únicos de BH que não teve queda de energia. Só fiquei sabendo do "apagão" por causa do boletim na TV do Jornal da Globo, no final da noite. Em contra-partida, o provedor de banda larga que assino ficou fora do ar. A internet só voltou ao normal no início da manhã. E, por conta disso, só pude atualizar recentemente o Café com Notícias com esta nota. 

Mas o "apagão" rendeu outras "pautas", principalmente no meio televisivo. Nesta manhã (11/11), duas repórteres - uma da Record e outra Globo, brigaram ao vivo, por uma entrevista com o o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman. Clique aqui para saber de todos os detalhes. Assista o vídeo do ocorrido e tire as suas próprias conclusões:



Café Quente: Pauta em todos os noticiários, o Caso Uniban abre espaço para vários debates, principalmente sobre como anda a qualidade do ensino superior e como "apagar um incêndio institucional" de uma Organização dentro de uma assessoria de imprensa. A expulsão da aluna Geisy Arruda, 20 anos - hostilizada após usar um vestido curto, trouxe uma repercussão negativa internacional para a faculdade. 

Em nota oficial distribuída à imprensa no início da noite desta segunda-feira (09/11), a Uniban voltou atrás e resolveu não mais expulsá-la. O  comunicado diz o seguinte: "O reitor da Universidade Bandeirante - Uniban Brasil, de acordo com o artigo 17, inciso IX e XI, de seu Regimento Interno, revoga a decisão do Conselho Universitário (CONSU) proferida no último dia 06/11 sobre o episódio do dia 22 de outubro, em seu campus em São Bernardo do Campo. Com isso, o reitor dará melhor encaminhamento à decisão."

 



Café Frio: Depois do linchamento virtual nas redes sociais e uma série de protestos da opinião pública, o bom senso parece ter voltado a quem é o responsável pela comunicação institucional da Uniban - se é que existia, até então. A repercussão negativa internacional da instituição de ensino superior é um exemplo vivo do que um erro de comunicação pode provocar em uma Organização. Só quero ver como eles apagarão este incêndio! 

Café Xpress: E por falar em Uniban, o jornalista e blogueiro Fausto Salvadori (@botecosujo), 31 anos, sofreu uma ameaça pela internet na última semana, conforme foi noticiado pela Folha Online. Fausto, que foi um dos primeiros a repercutir a agressão de Geysi Arruda na faculdade, contou que não teme represálias jurídicas, pois ele apurou a história e consultou fontes verídicas. Confira na íntegra o post do blog Boteco Sujo.





Café Universitário: A aluna do 7º período de Jornalismo do Uni-BH, Júnia Brasil, participou - ao lado de outros estudantes oriundos das cinco principais instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG), de um projeto experimental do jornal O Tempo On line. Eles criaram um blog exclusivo para cobrir um festival de música eletrônica, que aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de novembro. 

O blog da Junia é o F5. A idéia consiste em que cada participante crie e veicule conteúdo original a partir de novas mídias. Ao final da cobertura, o autor do blog mais acessado e com maior número de votos, terá a chance de fazer um estágio remunerado no jornal no próximo semestre. O Café com Notícias parabeniza a iniciativa do O Tempo e deseja sorte a todos os participantes! 

Café Universitário 2: A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) promoverá no dia 26 de novembro, o 3º Congresso de Comunicação Empresarial, no Rio de Janeiro. O evento será realizado no Hotel Guanabara Palace. Para tal, a Aberje criou um concurso bastante interessante para a promoção do evento. As estudantes de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá, campus Madureira, Joelma Valverde e Caroline Chaves, são finalistas do Concurso de Mídias Sociais da Aberje. O papel delas é cuidar de toda divulgação do Congresso em quatro mídias sociais: Orkut, Twitter, Facebook e blog. Sucesso aí, meninas!





Café no Twitter: O Twitter já virou febre aqui no Brasil. Clique aqui para saber como funciona esta rede social. E sabendo desse sucesso não só nas terras tupiniquins, mas no mundo, o microblogging está lançando uma série de novidades, como o Twitter List, as atualizações em tempo real na time line e, mais recentemente, anunciou um Trending Topics regional – ou melhor, por cidades. Mas isso levará um tempo: as primeiras cidades serão São Paulo, Londres, São Francisco, entre outras. Agora, ficará muito mais fácil saber o que cada região mais comenta! 

Café Twitteiro: Alguns leitores já sabem, mas não custa nada reforçar, não é mesmo? O Café com Notícias está no Twitter de duas formas: a primeira, você pode saber de todas as novidades pelo @cafecnoticias: últimos posts e curiosidades relacionadas ao blog. E a segunda – porque não dizer o último, no meu twitter pessoal pelo @wanderveroni, onde divulgo o Café com Notícias, além de compartilhar links, opiniões e dicas.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.










Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

21 comentários

  1. Ou.. por que não os 3?.. Twitter,Orkut e Newsletter...
    Cara, excelente post, ainda bem que voltaram atráz, tudo bem que eles não admitiram o erro e estão tentnado concertá-lo apenas para não sujar o nome da Intituição (Empresa) e não perder clientes, mas já é válida a luta, a partir do momento em que decidiram voltar atráz, de certa forma indiretamente a gente participa hoje dessas discursões e podemos ajudar na divulgação de casos como esses e na interpretação dos mesmo atravéz das redes sociais que são como você mesmo disse a novidade mais marcante no mundo jornalistico e em todas as áreas hoje, pois podemos fazer grandes coisas com elas. Cara, obrigado, pelo seu blog, que nos educa bastante e pelo amigo que está se tornando pra mim também, abraços cara.

    ResponderExcluir
  2. essa storia de expulsar a moça e loucura...pare com isso...estamos num pais livre...ela errou em ir daquele jeito mas os alunos tb erraram ...pare com isso....so aki acontece essas coisas...

    ResponderExcluir
  3. Para complementar o conteúdo de uma de minhas pstagens, decidi citar o link do "Café com Notícicas" que trata justamente do que foi abordado no meu blog. Estou te mandando este comentário apenas para te avisar sobre esta indicação (sem acordo, entretanto) que eu fiz no Antonizado. Taí o link:
    http://antonizado.blogspot.com/2009/11/malhacao-id-um-novo-conceito.html

    ResponderExcluir
  4. Bebi um pouco de cada tipo de café nas "rapidinhas"! Que bom que estão de volta.

    Quanto a minha opinião... não preciso dizer mais nada, só "assinar em baixo"!

    Apolinário Jr.
    www.dapoesiaaocaos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. De qualquer jeito o ideal seria arranjar uma transferência pra ela. Não tem condições de continuar na mesma faculdade depois disso.

    ResponderExcluir
  6. Uniban, rima com taliban

    acho que os alunos de lá não gostam muito de mulheres.

    Comentário preconceituoso? O meu? Porque? E o que eles fizeram lá indica o quê? Vida que segue doutor.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com a Uniban e não abro. Essa moça está sujando o nome da faculdade. Primeiro, ela estava sim querendo causar, afinal, aquele vestido era impróprio para uma faculdade. Condeno as agressões, mas ela estava errada sim.

    E, vamos combinar? Já retocou o cabelo, usa maquiagem... e vem querer dar uma de coitadinha? Não pra "cima de moá" rs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quanta cafeína, meu caro...rs....Pois é, esse caso da Uniban é realmente muito polêmico e chega até a me surprender pela forma como aconteceu. Entendo que uma faculdade não é de forma alguma uma balada ou um shopping e, portanto, sem correr o risco de parecer puritano demais, não é adequado usar roupas tão curtas nesse ambiente aparentemente propicio ao ensino, reflexão e qualificação profissional e pessoal. Mesmo assim, nada justifica agressão e ofensas pessoais.

    O outro caso, esse muito lamentável, é o das duas emissoras brigado por uma entrevista. Sabemos que nosso meio existe concorrência, competitividade e que essas muitas vezes ultrapassam os limites como foi o caso das duas repórteres. O telespectador em primeiro lugar, parece que esquecem disso e colocam pontos de audiência no pedestal.
    abcs e parabéns pelo post cheio de informações

    ResponderExcluir
  9. Reifico o comentário do post anterior...

    Não é a Uniban o assunto do mês mais. Agora é o Apagão e as declarações infelizes do Min. Tarso Genro.

    Mas daqui a pouco pode deixar de ser. Nesses tempos em que npós jornalistas não damos mais um furo com um dia de antecedência, mas apenas segundos.

    ResponderExcluir
  10. Haja café,mesmo!A moça ta tranquilona,a Playboy vai pegar,alias pagar,o apagão ajuda a economizar,pelo menos os pobres. Só a chuvarada é que ta meio sinistra.O resto tudo Zen,e de-lhe café...

    Fabio Zen

    ResponderExcluir
  11. Eu fiquei meio assustado com a briga da Globo com a Record naquela entrevista. Sério, fiquei pasmo!
    ^^

    ResponderExcluir
  12. Acordei com todo mundo falando desse apagão, mas que apagão? estava durmindo na hora!! O pior que tem um jornalista aqui na minha cidade, falando que foi um ataque de E.T. ve se pode! Enquando a aluna la, na minha facul, algumas meninas vai pior que ela!

    ResponderExcluir
  13. Não vamos precisar esperar o próximo apagão para ver a estudante desinibida na capa e no recheio de uma revista "masculina". É a crônica da nova "celebridade" anunciada. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  14. Hilárias piadas. O apagão "serviu" para mostrar ao mundo o Twitter, nem que seja por piadas ou gozações mais a notícia foi em tempo real.

    Parabéns pelo blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Esta semana foi movimentada demais, apagão, loira da uniban...ainda bem que terminou.

    ResponderExcluir
  16. Muito assunto né?!
    Vamos por partes, como diria Jack:
    1 - O apagão só mostra a fragilidade de nosso sistema energético. Uns raios deixaram um porrilhão de pessoas no escuro.
    2 - A menina da UNIBAN foi vítima de uma das coisas mais horríveis que já vi na minha vida. Aqueles alunos pareciam um bando de animais. Acessei o blog do Fausto e vi as idiotices que a turma escreveu.
    3 - Depois eu falo. Cansei.

    Inté...

    ResponderExcluir
  17. A aluna se fudeu e eu adorei pena que já voltou e ainda ganhou cabelo novinho ás custas da tal "revolta" da sociedade contra o machismo.

    Ehehee se ferraram as feministas.

    ResponderExcluir
  18. Nesse mundo "evoluído" nosso...o q se precisa é notícia! A qualquer custo, sem preocupação com qualidade e informação... o negócio é especular. É transformar tudo num escândalo.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela postagem sobre minha dupla no Concurso de Mídias Sociais da Aberje. Estamos trabalhando bastante para colocar um conteúdo interessante para todos.

    =D

    ResponderExcluir
  20. Uma palhaçada esse caso da Uniban, essa menina agora está se promovendo às custas disso tudo. Depois não quer ser chamada de vadia e tudo mais.

    ResponderExcluir
  21. Essa seleção de cafés foi demais: o café está FERVENDO!

    Quanto ao caso da estudante da UNIBAN, desculpem-me todos, mas a história foi muito mal contada. Nada justifica a violência e o preconceito, COM CERTEZA, mas algo me diz que não foi só o fato da moça usar roupas curtas que provocou aquele tumulto lamentável. Tem caroço nesse angu! E é claro que, mesmo com todo caroço do mundo, a postura da UNIBAN foi um vexame (e dos grandes!).

    E a briga das emissoras? A Globo quer sempre monopolizar e isso não é nenhuma novidade. Mas o que aconteceu foi um desrespeito com os telespectadores. Pelo menos umas 5 palavrinhas rápidas do Secretário naquele momento já evitaria tal situação. Muito feio isso.

    Depois eu volto, pois quero comentar mais notícias no Café e o tempo tá super corrido!

    Bjos!

    ResponderExcluir