E o Jornalista, o que é?

abril 07, 2009


"O jornalismo é, antes de tudo - e sobretudo, a prática diária
da inteligência e o exercício cotidiano do caráter."
Cláudio Abramo



A comunicação está mais presente na nossa vida do que imaginamos. TV, rádio, internet, revista e jornal fazem presença no nosso cotidiano e, de certa forma, nos ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos, seja com alegrias, exemplos de vida, tragédias ou problemas sociais. Eis que surge um profissional que, no meio de um furacão de coisas acontecendo diariamente, organiza os fatos (e/ou acontecimentos) e os transformam em notícia. Estamos falando do Jornalista: profissão que infelizmente ainda não é regulamentada e que rege a vida de milhares de pessoas.


Gosto de comparar o Jornalismo com a área da Saúde, pois o comunicólogo lida todos dias com a vida humana. Você já parou para pensar que uma notícia errada ou mentirosa pode alterar a vida de alguém profundamente? Pense nisso. Certa vez, um amigo me disse que o Jornalista é um clínico-geral da informação. Assim como o médico clínico-geral que sabe um pouco de todas as especialidades, o jornalista é curioso por natureza e precisa saber adaptar a sua matéria prima - que é a notícia, ao contexto que ela está inserida ou ao veículo de comunicação, seja ele eletrônico ou impresso. Você se consultaria com um profissional que se diz médico, só por ter lido alguns livros da área da saúde e que não possui diploma? Atualmente, o Jornalismo sofre desse mal. Pessoas que trabalham com Comunicação, mas que não entendem nada "do riscado" - o que compromete a qualidade da notícia que chega na sua casa todos dias.


Muitos vão dizer que qualquer um pode ser Jornalista, pois basta produzir conteúdo. Limitar o Jornalismo apenas a produção noticiosa é um adjetivo mesquinho. Jornalismo não é só técnica. O Jornalista trabalha com a Comunicação de uma forma muito mais ampla. Cada notícia sofre um trabalho rigoroso de apuração, escolha de fontes, formatação de proposta (matéria, artigo, entrevista, reportagem, nota, imagem, áudio) e a decisão de como isso será repassado à sociedade. Acima de tudo, este profissional é um organizador de conteúdo. No meio de uma várias informações, ele seleciona tudo a ponto de deixá-la mais agradável e prazerosa.



O ideal seria que as escolas de ensino médio investissem mais na área de humanas, como a Língua Portuguesa, História, Geográfia, Sociologia e Filosofia para que a sociedade entendesse mais sobre si mesma. Além disso, se houvesse uma disciplina que desmitificasse a Comunicação (algo como, a título de exemplificação, uma disciplina chamada Mídia e Sociedade) que pudesse provocar reflexão sobre a importância dos meios de comunicação para a população e como se dá o processo de produção noticiosa ou de elaboração de produtos culturais ligados a área do entretenimento, alguns mitos sobre a manipulação, imparcialidade, objetividade e linha editorial já teriam caído por terra - e, ao que parece, estão longe de serem apagados.

O Jornalista contemporâneo tem a missão de educar a sociedade para mostrá-la que a Comunicação também é Ciência, e não só Técnica. Aliás, técnica e ciência sempre andaram juntas, independente da área de conhecimento - separá-las é ignorância. Hoje (07/04), Dia do Jornalista, reintero essa missão de ajudarmos a sociedade a entender um pouco mais sobre a comunicação e o jornalismo - parte fundamental para compreender a si mesma.

Lembrando que a medicina - que é uma profissão de entrega total, assim como o Jornalismo, também começou de uma maneira pioneira. Um ensinava para o outro, depois criou-se escolas, investiu-se em pesquisa e tornou-se, reconhecidamente, Ciência. Ao ver os equívocos da (in) Justiça, que teima em não regulamentar o Jornalismo - e que alguns segmentos da sociedade preferem não admitir o Jornalismo como uma vertente pulsante da Ciência da Comunicação, chego a conclusão que a guerra só está começando. Os comunicadores precisam se unir ao lado da sociedade e mostrar que mídia e público estão mais intercalados do que nunca. Todos ganharão com essa união!


Feliz Dia do Jornalista!






:: Mais Café, por favor!






Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista


--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA

O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Fique atento a distribuição de pontos e as regras, boa sorte. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

25 comentários

  1. Apesar das dificuldades do mercado de trabalho, da falta de ética de diversos profissionais da área, do sensacionalismo e da constante espetacularização da notícia, tenho orgulho de ser jornalista e fazer parte de um mundo que nos dá trabalho, mas que também nos reconhece como os porta-vozes da sociedade. Parabéns para todos nós, jornalistas!

    ResponderExcluir
  2. Você simplesmente disse tudo!!!

    Engraçado que li a sua postagem, minutos antes de escrever um artigo falando sobre o jornalismo como forma de conhecimento. é um trabalho para a Universidade.

    Parabéns pelo texto e pelo blog!

    Vou linká-lo ao meu.

    ResponderExcluir
  3. ser jornalista muito mais do que brincar com a arte de seduzir o leitor com palavras, gestos, textos, fala ou locuções é saber lidar com o inóspito, o inesperado, o drama, acomédia e saber entender o que quer falar e para quem quer falar algo. ser jornalista é ser herói e não obstante isso notamos alguns dos famosos hqs como superman, homem aranha e batman, no qual os mocinhos lidam como jornalismo, fotografia e comunicação! ser jornalista é muito bom! para bpéns a todos nós!

    ResponderExcluir
  4. Amo o jornalismo. Na verdade, escolhi publicidade e propaganda. Mas assim que terminar, parto para esses dois anos de felicidade. XD
    Parabéns aos jornalistas! Hoje e em todas as loucuras dos seus agitados dias.

    ResponderExcluir
  5. wandeco - nao me conformo com esta caricatura...curto negras e até sou casado com uma embora eu seja um branquelo azedo mas realmente nao curti- parece um politico e politico bom é politico empalado...bom a cara é tua...tche - o problema do jornalismo acho eu é reserva de mercado...cursei alguns semestres mas por me negar a comer os cus sujos dos professores e querer pensar com o meu cerebro as coisas bao deram certo - eu era um guri e tinha disciplinas como doutrina social da igreja ou cristologia...limpava o pau com paginas da biblia e mandava para o professor sodomita e papaostia( nao sei porque começar a rolar atritos...) ...bom - acho que existe dois tipos de comunicaçao - a minha - tosca e destinada a um tipo de publico e a informaçao do jornalista - com fontes , etica e qualidade - a universidade deveria preparar o profissional de modo a ele ser fodão mas as faculdades sao fraquinhas, fraquinhas e os professores trocados por merda dao um baita dum prejuizo. dia do jornalista sao todos os dias porque minha fonte de informação sao jornais impressos pois nao perdi o maldito vicio de as 6:00hs da manha ler o jornal e me informar...uma pergunta: é possivel um jornalista ser imparcial? um grande abraço wander e muito sucesso...temos tempo...todo o tempo do mundo como diz o renato russo...

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o seu artigo! Sempre que puder estarei aqui!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. O bom jornalista é aquele que consegue prender a atenção do público nas matérias e faz com que queiram ler, ver ou escutar mais.

    Parabéns pelo dia do jornalista

    ResponderExcluir
  8. O meu sonho foi sempre fazer jornalismo, desde pequena. Mais ai cresci, fiz letras não concluir, fiz Direito, tranquei! Mas agora estou decidida a fazer jornalismo. Acho tão brilhante, diversas áreas de atuação! Envolvente!!! Meio do ano faço vestibular e quem sabe seremos colegas??!!

    Beijos, Wander!!

    ResponderExcluir
  9. É ladrão de mulher! rs

    As vezes me pergunto se o fato de 'conhecermos tudo' não nos torna especialistas em nada.

    Entende?

    Acho que os jornalistas devíamos fazer está reflexão com mais frequência.

    Se Oumbudsman de si!

    ResponderExcluir
  10. Atuando em jornal, revista, rádio, TV, no webjornalismo ou em assessoria de imprensa, jornalista é jornalista, tem compromisso com a verdade e faz da informação uma poderosa arma de desenvolvimento. Sem informação o mundo não funciona, a vida não vibra, a sociedade não se transforma, a cultura não pulsa, a economia não se expande e a política não se renova .
    Parabéns a todos os jornalistas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Wander, falou muito bem. Eu tenho orgulho de ser jornalista em formação. Falta pouquinho pro meu diploma. Acho que a sociedade brasileria não entende que somos extremamente importantes para manter todos os cidadãos informados de forma que todos consigam acompanhar a evolução humana. Na escola, os alunos crescem achando que jornalismo é aparecer na televisão, mas não é. Tenho muita raiva quando dizem que sou artista. Artista? Sou jornalista! Tenho muito orgulho da minha escolha e amo demais minha profissão. As pessoas de um modo geral não compreendem a importância do diploma, acham que só por saber escrever qualquer um pode ser jornalista. Não é assim. Estudamos muito, o nosso aparato teórico é imenso. Dá-lhe sociologia, antropologia, filosofia... Somos massacrados com teorias da comunicação para entender como a sociedade funciona e como podemos fazer para melhorar o vínculos que existem nela. O problema é que o jornalista aparece muito, é visto por todos, e os recalcados acham que qualquer um pode fazer o nosso trabalho.Não é assim. Tem gente que tem inveja da nossa profissão porque é divertida. Eu não me vejo fazendo outra coisa. Consigo unir o útil ao agradável, daí vem minha doença workoholic. rsrs

    Enfim, parabéns a todos os jornalistas que sabem a importância do diploma e mandem pro inferno lá pelos 9 circulos de Dante Alighieri para aprender o que é ser jornalista de verdade. E STF não tem é o que fazer!

    Excelente Wander! Isso sim é um jornalista.

    Valeu, abraços!!!

    http://melhoropiniao.blogpot.com

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar parabéns pelo seu dia e parabéns a todos os jornalistas.
    Eu acho que a profissão do jornalista tem que ser regulamentada, pois é preciso que os jovens escolham o curso de jornalismo sabendo que terão oportunidades em sua área e que não serão passados por qualquer pesssoa.

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis ser jornalista. Com o passar dos anos, minha paixão só aumentou. Parabéns todos nós.

    ResponderExcluir
  14. Achei seu texto bem interessante, principalmente pela comparação entre o Jornalismo e a Área da Saúde...Acho que é basicamente isso, mas...não dá para comparar um médico com um jornalista, né? São duas profissões totalmente diferentes!!hehehehee
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Acho o jornalismo, a comunicação dada em prática, um meio essencial na vida cotidiana. Uma profissão tão bonita, um trabalho tão admirável. Alias, escrever é uma arte admirável, saber se expressar por palavras é um grande talento do ser humano.


    Parabéns pelo blog.



    http://quartodealuguel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. espaço legal o seu, parabens
    um blog meio que com assuntos importantes, interesssantes e informações com o seu toque, parabens e suceso

    ResponderExcluir
  17. Tenho muito respito pelos meus amigos joranlistas e carinho por eles.

    Sucesso.

    beijos

    www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  18. Amigo Wander, este é mais um daqueles textos para uma reflexão profunda, concordo com Cláudio Abramo, mas acredito que esta frase serve também para outros comunicadores que não necessariamente sejam jornalistas.
    Seus textos são realmente agradáveis e prazerosos, parabéns por sua competência e por este que é considerado o dia do jornalista.
    Só discordo de um ponto: a graduação de jornalismo com certeza tem o objetivo de preparar a pessoa para utilizar a técnica e fazê-lo "competente" para a comunicação eficaz e eficiente, no entanto nem todos que fazem jornalismo estão preparados de fato.
    Conheço dois profissionais auto-didatas que nunca chegaram a fazer a graduação, mas dominam a arte da comunicação, um é cientista religioso, outro é consultor de carreira Microsoft (tecnologia).
    Mais uma vez, parabéns pelo dia separado à vocês jornalistas.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  19. não imports comoa spessoas veem as noticias se pela tv radio computador jornal...isos não problema..o bom que tem jornalista que podem mandar as noticias para onde estamos...

    ResponderExcluir
  20. Rapaz, belo blog esse seu. Parabéns. Gostei ainda mais por ter um texto que nos homenageia. Hoje é nosso dia. Viva o jornalismo, que lida cm a realidade e transforma em notícias. Tudo bem que com alguns problemas, mas...hoje é dia de comemorar.
    Valeu pelo seu comentário no ESCONDERIJO. Volte quando quiser.

    Um abraço.

    http://escondidin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Feliz Dia do Jornalista, Wander!
    Tive a sorte e oportunidade de trabalhar com grandes amigos jornalistas nesses meus 16 anos de designer / diagramador.

    Admiro e respeito demais essa profissão que mantém viva minhas esperanças em um dia viver num país melhor. Se não fossem vocês, nunca saberíamos os podres da política, polícia e etc.
    Assim como não comemoraríamos os progressos que apesar dos pesares, acontece.

    Abração e parabéns meu amigo!

    ResponderExcluir
  22. Oi Wander!

    Eu, atrasado como sempre, mas não podia deixar de te felicitar pelo seu dia!

    Parabéns pelo seu dia e pelo exemplo mais que positivo que você passa para os da sua área! ;)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. sou jornalista e concordo com a necessidade do diploma.. porém, nos moldes que temos aqui de faculdades, um cara que se forma em direito numa boa faculdade ou sociologia, acaba tendo muito mais conhecimento que a maioria das escolinhas de jornalismo ensinam....

    eu me formei numa das faculdades mais renomadas de jornalismo, e achei o curso super fraco, aprendi na marra a maioria das coisas e faltou prática de tudo, mais debates e vivência no jornalismo.

    Não sei o que acontece nestas milhares de escolas de jornalismo que pipocam todos os dias, onde esse povo todo vai trabalhar??

    ResponderExcluir
  24. Compadre, feliz dia do jornalista tb, amore! E perdão por não vir te cumprimentar, mas é que justamente ontem estava fazendo a matéria mais importante da minha vida! rs Tá tudo lá no Babel já.

    Me faz um favor? Vamos começar a dar aula logo?

    Beijos carinhosos, professor.

    ResponderExcluir
  25. Feliz dia do jornalista atrasado, Wander!

    REalmente o jornalista exerce um papel muito importante na sociedade, e feliz daquele que exerce o seu papel com caráter, eficiência e profissionalismo (e abaixo o sensacionalismo!!!! rs...).

    Bjos!

    ResponderExcluir