Café com Notícias participa do Horizonte Debate, da TV Horizonte

fevereiro 11, 2009



Uma verdadeira revolução na democratização da informação. Essa é uma das tantas características do blog, uma mídia alternativa na web que, ao lado das redes sociais, conquistam milhares de pessoas pelo mundo. Esse foi o tema do programa Horizonte Debate, gravado na tarde desta terça-feira (10/02), e que será exibido nesta quarta-feira (11/02), na TV Horizonte, pelos canais 19 UHF, 22 da NET e 24 Oi TV - para quem mora a Grande BH.


Apresentado pela jornalista Adriana Ferreira, o Horizonte Debate é um programa semanal que discute de forma leve e descontraída os mais diversos assuntos, sempre com três convidados que são especialistas em um tema em questão. Para a edição que vai ao ar hoje (11/02), fui convidado para representar a blogosfera no debate sobre blogs e redes sociais, ao lado da jornalista especializada em Jornalismo Online e coordenadora do curso de Comunicação Social - Jornalismo do Uni-BH Lorena Tárcia e da publicitária doutoranda em Ciências Sociais Janaína Maquiaveli. A produção do programa é feita por Adriana Ferreira e Flávia Pereira.


O programa desmitificou a lenda de que blog é um diário na web e o tratou como mídia, mostrando que há profissionalização deste segmento e que ele pode ser uma alternativa de trabalho, não só para jornalistas, mas para qualquer um que queira ser empreendedor e produza conteúdo diferenciado na web. Além disso, o Horizonte Debate mostrou a importância das redes sociais como ferramentas importantes de socialização, interatividade e divulgação de conteúdo da blogosfera. Se você mora em Belo Horizonte ou na Grande BH, assista o Horizonte Debate, que vai ao ar na quarta-feira, às 21h, na TV Horizonte, e que possui reprises nos seguintes dias: quinta-feira, às 16h; sábado, às 23h e na terça-feira, às 17h. Em breve, se eu conseguir autorização da emissora, pretendo publicar a atração no YouTube, pois acredito que ele ajudará muitos blogueiros e curiosos sobre o assunto. Para ficar por dentro de tudo que acontece no programa, acesso o Blog do Horizonte Debate.

Em Tempo



Criada no dia 13 de agosto de 1998, a TV Horizonte é um canal de televisão da Arquidiocese de Belo Horizonte e mantida pela Fundação Cultural João Paulo II. Com sede na capital mineira, onde produz boa parte da sua programação, a TV Horizonte é uma emissora local com cerca de onze horas diárias de produção inédita e que possui uma programação orientada nos valores cristãos, culturais e éticos, que se misturam na prestação de serviços, interatividade e na formação de opinião. A TV Horizonte é exibida na Grande BH pelos canais 19 UHF, 22 da NET e 24 Oi TV. Em breve a emissora irá colocar no ar um novo site e há planos para a transmissão da TV via web. Uma outra curiosidade é que a apresentadora Lígia Mendes, do reality show musical Astros e Dez Anos mais Jovem, do SBT, começou a carreira na TV Horizonte, no comando do Clip Show.

O sinal da
TV Horizonte está disponível para todo o Brasil, para quem tem antena parabólica, pelo satélite Brasil Sat – Banda B3: transponder 02A; Polarização: Horizontal; Freqüência: 3.769,75 MHz (1.380,25 MHz em Banda L); Taxa de Símbolos: 3,333 Msps; Fec: 5/6; PID vídeo: 289; PID áudio: 290. Clique aqui para ver o mapa de cobertura da emissora em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e Paraná.

Veja as fotos dos bastidores do Horizonte Debate:



Fotos: Flávia Pereira.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

33 comentários

  1. Wander, amigo!!
    Que maravilha!! Tenho certeza que vc defendeu muito bem esse campo gostoso que é a blogosfera, acredito que quem assistir ao programa vai sim perceber que o blog é muito mais que diários, é um meio de comunicação influente e muito importante.
    Como eu queria assistir a entrevista, tomara que vc consiga a autorização para colocar no youtube!!

    Beijão, Wander!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Sério, muito bom mesmo Wander! Não vou perder!

    Muito bom ver um blogueiro de BH levantando a bandeira para variar.

    Vou assistir ao programa, depois te falo. :D

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A blogosfera não poderia ser melhor representada, Wander. Parabéns pelo merecido sucesso.
    Pena não ter como assistir ao programa aqui em SP.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo avassalador...
    Sucesso é seu nome.
    parabens!
    continue o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por participar do programa, representando nós, blogueiros, e mostrando que ter um blog não é só um passatempo (para alguns pode ser...), mas também algo profissional e que exige horas de trabalho, dedicação e esforço. Infelizmente, não posso assistir o programa, pois moro em SC, mas esperarei pelo youtube. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Q PENA Q NA MINHA REGIÃO NAO PASSE O PROGRAMA?
    TE COMO VE-LO PELA NET?
    ADORARIA IR A BH
    E VER O CASTELO Q EU NEM SABIA Q TINHA POR LA
    E MAS
    OS BLOGS SAO IMPORTANTES
    C CONHECE PESSOAS,SE INFORMA,TEM OUTRAS IDEIAS,E TIPO SE A VIDA PESSOA FO RINTERESSANTE COM MUITAS COOOISAS ACHO LEGAL SER UM DIARIO

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Wander. Isto nos enche de orgulho. Vamos aguardar o vídeo ansiosos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. bem tomara que essa entrevista seja só um inicio de uma coisa boa

    ResponderExcluir
  9. Muito legal este espaço dado pela emissora. Creio que faltam debates sobre o assunto e, principalmente, conhecimento sobre o que é o blog e as redes de relacionamento formadas por ele. Até mesmo na academia, em que os professores vêm de uma geração “pré-blog”, existe essa dificuldade de lidar com o assunto. Acho uma questão de tempo também.

    Um abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  10. OOOOOOOO!
    ta ficando pop ein?! xD
    meus parabéns, e que te chamem mais vezes!
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. parabens pela conquista, depois coloca o video para que quem nao tem a oportunidade de acompanhar ao vivo, possa ver seu sucesso

    ResponderExcluir
  12. Gostei de saber que participaste de uma debate na televisão. Isso mostra que o objetivo do blog mudou. É claro que ainda existem muitos que são apenas um diário, mas grande parte tornou-se um forma de levar ao grande público assuntos importantíssimos para a sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Este blog realmente é um dos melhores de notícias. Já tivemos alguns contatos, mas espero manter uma parceria e boa comunicação entre os blogs. Parabéns pelo projeto!

    ResponderExcluir
  14. Wander, parabéns!
    Ninguém melhor que um sr.blogueiro como você e uma fera da tecnologia como a Lorena para falar desse assunto, né?
    "O programa desmitificou a lenda de que blog é um diário na web e o tratou como mídia..."
    Falamos sobre isso ontem, hein? rs, rs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Uuuuuaaauuuuuuuu!!!!!
    Parabéns pelo sucesso e por levar a bandeira dos blogueiros.

    ResponderExcluir
  16. Olá Wander, conseguindo a autorização da emissora, poste mesmo aqui o vídeo do programa.
    O assunto rende muitas discussões...
    E o Café está seguindo a dianteira, sucesso para ti.
    All3X

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo programa Wander. O Café com Nostícias merece muito mais espaço na mídia. Um grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Oi Wander! Agradeço demais por ter aceitado o nosso convite. O programa foi ótimo e acredito que conseguimos cumprir o que pretendíamos. Desejo cada vez mais sucesso pra vc e para o Café com Notícias! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Sr. Veroni!!!
    Que coisa boa...

    Acho que você e o Café são excelentes representantes para falar sobre este tema e defender a nossa blogosfera. Tenho certeza que deve ter sido ótimo; vou assistir ao programa e com certeza voltarei aqui para comentar a respeito, ok?

    Abração e até breve!

    ResponderExcluir
  20. Meus parabéns! Ótimo representante da "blogosfera" brasileira.
    Pena que na minha região não passa esse programa. Se publicarem no youtube eu assisto!

    ResponderExcluir
  21. Parabens pelo convite e parabens a TV horizonte pela iniciativa desse debate.
    Aqui não poderei ver, mas depois nos conte a repercussão do programa, hein!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. A galera ta percebendo que blog tb é coisa séria
    abç

    ResponderExcluir
  23. Parabéns!! A blogosfera é uma realidade, e não somente virtual. É preciso mesmo que discussões com essas ocorram constantemente.

    ResponderExcluir
  24. Olá, "Sr. Veroni"...
    Sem dúvida alguma, foi um excelente debate. Eu não imaginava que a apresentadora do programa, a Adriana, fosse tão simpática e cativante. Além disso, a Lorena e a Janaína pontuaram com muita propriedade, questões importantes quanto ao conceito, utilização, repercussão e cuidados em relação a um blog, o que enriqueceu ainda mais a discussão.

    Gostei quando você falou das redes sociais, em especial do Dihitt - você conseguiu sanar várias dúvidas que eu tinha - foi muito proveitoso!

    Gostei demais também quando você mencionou no debate o prof. Marcelo Leite, do blog Saco de Filó, demonstrando que existem muitos blogs sérios e preocupados com uma blogosfera melhor e mais inteligente.

    Enfim, faça isso mais vezes! Foi um excelente trabalho e um prazer assisti-lo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Amigão, vc tá fazendo um trabalho incrível ajudando a desmistificar o papel do blog. Realmente, a pecha de diário virtual está caindo assombrosamente, e vc já pôs vários grãos de areias significativos nesse sentido.
    E eu estou vendo de perto a tua ascensão que nada mais é do que a volta pelo trabalho merecido.
    Um beijo muito grande e todo meu orgulho, viu?
    As fotos ficaram lindas! ; )

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Wander!

    Poxa, que coisa boa!

    Achei muito bacana vc ter destacado que no programa fizeram a quebra do "mito" do blog como sendo um diário.

    Ainda hoje encontro pessoas que dizem: "- Ah, vc faz um diário on line, não é perigoso?"

    kkkkkkkkkkk...

    Perigosa é a falta de conhecimento, não é memsmo?

    Meus parabéns!

    Em tempo: Passei para lhe avisar que lhe indiquei para receber um selo.

    Passe no 'Garota Pendurada' para resgatá-lo.

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Wander, obrigado pela alegria da volta, é isso que faz a motivação de cada postagem!

    Olha, tenho que te dizer que a possibilidade de debater o assunto por si só já rara, mas tenho certeza que a tua contribuição nesse debate deve tê-lo enriquecido muito! Existe de tudo na blogosfera, mas quando aparece gente séria que consegue demonstrar as possibilidades dessa mídia, as pessoas conseguem ver além e avaliar melhor! parabéns amigo!!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Poxa, que bacana, cara! Fico feliz por vocês. Parabéns! Abração!

    ResponderExcluir
  29. Cara sensacional!

    Tomara que iniciativas como esta se multipliquem. Acontecimentos assim são muito mais importantes para nós do que um blogueiro de novela.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. que honra pra nós blogueiros ter o Wander como norepresentante neste programa,
    parabéns amigo, tenho certeza que representou bem aclasse e espero que sejas chamado novamente em outras ocasiões,
    abraços

    ResponderExcluir
  31. Quando eu tava aí Um Maluco ainda passava na tevê, eu não perdia uma mas tinha que ser no Sap, senão não tinha graça! :)

    Fico feliz com a democratização, nada como um tempero em opiniões sobre uma notícia e ninguém melhor que blogueiros para fazer isso.

    ResponderExcluir
  32. Porra Wander, espero que vc tenha citado (elogiosamente) O Cri-crítico no programa.

    Se não fez meu jabá não comento mais aqui.

    Quaero evidências. Comom vídeo mostrando seus elogios ao meu blog! rs

    Brincadeiras à parte, acho importante produtores de novos mídias estarem discorrendo sobre isso com o público. Senão só teóricos vão ter voz.

    ResponderExcluir
  33. Meu amigo importante...eu vi o programa e fiquei super contente! Vc vai longe garoto...e eu vou junto! Te amo, viu! Bjos

    ResponderExcluir