Um outro olhar sobre a pauta

março 19, 2008

Ela é apenas uma folha de papel. O fruto do trabalho da apuração e da produção bem feita de uma cobertura ou, muitas vezes, nasce da emergência com que os fatos acontecem. A pauta é uma reunião de informações para que os jornalistas cumpram a tarefa de noticiar o público. Por outro lado, é antes de tudo, o planejamento de uma edição - ou parte dela, como se fosse uma listagem de questionamentos que serão abordados pela reportagem. Qual jornalista que não sabe fazer uma pauta? A pergunta que pode parecer ingênua é, na verdade, uma constatação desafiadora que muitos profissionais fazem a si mesmo, principalmente quando vê outros jornalistas formados que ainda tem dificuldade ou desconhecem a arte de organizar, apurar, produzir e informar.

Ao mesmo tempo que tudo pode ser uma pauta, esse "tudo" tem que ser coerente com a linha editorial adotada dentro da empresa de comunicação e se aliar a proposta do produto midiático que se pretende produzir, sendo ele mídia impressa ou eletrônica. A reportagem não é apenas uma executadora da pauta, como se fosse um robô. Não. Jornalistas precisam ser criativos. Ter imaginação para ir além do que é proposto e de sempre sugerir outros assuntos que podem ser abordados pela produção.


Há também a força econômica que existe na elaboração da pauta: equipes de TV dependem da produção para não ficar se deslocando de um lugar para outro, gastando combustível à toa, sem render bom material utilizado na reportagem final; na mídia impresa, o dead line - também chamado de prazo final para entrega das matérias, quando não é respeitado, devido a desorganização das pautas e/ou dos textos que ainda não foram fechados pelos jornalistas, podem atrasar o trabalho da impressão final e, assim, dão hora extra a todo pessoal envolvido nesse processo e, conseqüentemente, maior custo para o veículo. E quando há aumento de custos, acontecem demissões. Horários precisam ser respeitados no fechamento da pauta - sobretudo na edição final de um produto de comunicação, para que o lucro do patrão não seja afetado e, no caso mais grave, que o jornalista não perca o emprego devido a uma pauta furada ou mal apurada.


O objetivo da pauta é planejar a edição seguinte. Independente se o jornalista trabalha na cobertura policial - que é uma das editorias mais movimentadas do dia, ou na de cultura - que possui a maior parte das pautas previstas e planejadas com antecedência, a pauta é um instrumento de planejamento administrativo para a organização das informações que serão trabalhadas na notícia final.


Pautas só caem quando são possíveis realizá-las. Há também a possibilidade de estarem erradas, incompletas ou sem condição de ser apuarada na íntegra - no caso da mídia impressa, cuja edição é rodada num horário fixo, ou no caso das emissoras de Rádio e/ou TV, cujo os noticiários dependem da grade de programação para entrar no ar, e cujo fato pode ainda estar acontecendo e ser dado como nota simples, sem muitos detalhes, mas que será abordada na próxima edição com mais detalhe. Existe ainda a possibilidade de que o assunto trabalhado nessa cobertura não seja tão relevante para o momento e pode ser usado em outra ocasião. Boas pautas são aquelas que tem pesquisa, profundidade e despertam o interessa do público com criatividade e qualidade. Geralmente, são essas pautas que se transformam em matérias/reportagens que vão para a escalada do noticiários eletrônicos ou para a manchete de capa da revista ou jornal.


A internet ajuda muito o trabalho da produção de boas pautas, ao mesmo tempo que pode ser um local para o ócio da criatividade de muitos jornalistas que se baseiam apenas no que as demais mídias abordam. Por ser um ponto de convergência entre texto, imagem, áudio e vídeo, a web pode render um bom material para a pesquisa de abordagens dos assuntos da ordem do dia que ainda não foram explorados. Outro instrumento fundamental para o jornalista produzir uma boa pauta é o telefone. Ser paciente e cortêz com as fontes pode render um vínculo importante para que essa mesma fonte seja um canal para futuras sugestões de pautas exclusivas. A palavra e a honestidade são as maiores armas para que o jornalista cresça junto com a pauta.


Jornalistas que sugerem pautas interessantes para os veículos de comunicação devem ser observadores, não só das coisas ou discussões que emergem na sociedade, mas sim dos assuntos levantados na ronda e sempre ficam atentos a tudo e a todos. Considerar a opinião do público, também é importante. Às vezes, um e-mail do público, uma carta, um telefonema ou até mesmo uma conversa informal na rua, pode render uma boa pauta. Afinal, cativar o público com informações relevantes e que prestam serviço à sociedade é uma das metas dos comunicadores.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Com certeza, uma pauta bem organizada facilita o trabalho e o agiliza.
    Amo essa imagem do Echer!!

    ResponderExcluir
  2. Um post muito pertinente e que pode ser explorado em outros seguimentos.
    Caro Wander, tenho um espaço no meu blog chamado: Lista de Recomendados. Este espaço destina-se a recomendar os textos que leio durante a semana e que "entendo" como importante para meus leitores e, publico este post a cada domingo. Para conhecer um pouco mais deste projeto, acesse:
    Post origem:
    http://henryfelippe.blogspot.com/2008/03/lista-de-recomendados.html
    I Lista de Recomendados:
    http://henryfelippe.blogspot.com/2008/03/i-lista-de-recomendados.html
    II Lista de Recomendados:
    http://henryfelippe.blogspot.com/2008/03/ii-lista-de-recomendados.html

    Então meu caro, aguardo sua visita e, sinceramente, sua autorização para publicar o caminho do seu texto neste projeto.

    Parabéns pelo trabalho apresentado e, ótima noite...
    Henrique
    Vai Vendo...
    http://henryfelippe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Salve Wander... bom-dia... aguardo sua resposta, mesmo que negativa... ok!

    Grande dia...
    Henrique
    Vai Vendo...

    ResponderExcluir
  4. Um excelente dica não so pra que é da area de jornalismo, mais para outras pessoas que curtem também ... e outra com foi comentado uma Pauta organizada, limpa é tudo !!

    Excelente blog parabéns

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. É por aí...
    Eu estudo Jornalismo e muitas vezes discutimos isso. A pauta pode sair de qualquer coisa. Mesmo. Não é somente aquele assunto que explode na sociedade. É também uma sugestão, uma conversa informal. Ótimos, o post e o blog!

    Abraço!


    Flamengo 2 x 0 Nacional

    http://pordentrodomundodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Wander,
    Acabo de publicar a III Lista de Recomendados e, convido você a conhecê-la

    http://henryfelippe.blogspot.com/2008/03/iii-lista-de-recomendados.html

    Maravilhoso domingo para você e obrigado por tê-lo no Vai Vendo...

    Abraços,
    Henrique
    Vai Vendo...

    ResponderExcluir